sábado, 21 de setembro de 2013

Notas sobre Rayo Vallecano 0x4 Barcelona

- O Barcelona venceu por um placar largo, mas não jogou bem. Ainda assim, há uma ampla quantidade de fatores que podem justificar. A equipe de ainda mais tempo para se adaptar às mudanças promovidas pela nova comissão técnica para que o futebol apresentado seja o melhor possível. Por ora, é importante que o time saiba vencer mesmo enquanto ainda não tiver chegado à sua melhor forma.

- Uma estatística amplamente comentada foi a posse de bola: 51% x 49% a favor do Rayo Vallecano e lá se vai uma série de 316 jogos tendo predomínio da posse de bola. A verdade é que o Barcelona agora  possui um estilo mais direto, busca mais as jogadas ofensivas, e por consequência, assume mais o risco de perder a bola. O gramado ruim, aliado à postura ofensiva e marcação adiantada adotados pelo Rayo Vallecano impediram o Barça de trocar mais passes.

- A opção por um estilo mais direto já serve como motivo para críticas não merecidas ao trabalho de Tata Martino. O Barcelona deve usar o seu estilo para buscar as vitórias, não buscar o seu estilo e se manter imutável a custo de se tornar-se previsível frente aos rivais e minguar suas possibilidades de conquistar títulos. Ainda há tempo para o time aprender propriamente o momento de jogar por passes curtos ou longos e saber se defender melhor, já que ser mais objetivo também acarreta menos controle. Desde a temporada 2011/2012 que já era possível enxergar que eram necessárias novas vias para a forma do time jogar. O risco existe, mas é como tudo na vida. Vale a pena corrê-lo.

- Essa exposição na defesa tem dado espaço ara que apareçam mais os jogadores de retaguarda, positivamente ou negativamente. Piqué segue mal. Mascherano vai fazendo boas partidas. E Victor Valdés vai vivendo provavelmente o melhor momento de sua carreira. Hoje, duas defesas à queima-roupa e um pênalti pego que poderia igualar o placar em 1x1 configuraram uma excelente partida do goleiro blaugrana.

- Por fim, as exibições individuais. Montoya decepcionou com erros na defesa e nulidade no ataque (espera-se que tenha sido apenas reflexo da falta de ritmo); Piqué não passou confiabilidade alguma; Cesc e Xavi mostraram muito pouco. Neymar tentou bastante inclusive chegando a dar um chute na trave e uma assistência, mas teve um índice erros considerável. Positivamente, destacaram-se Song, roubando bolas e distribuindo, Messi, que buscou jogo e criou oportunidades que não renderam mais graças à má partida da equipe no geral, e Pedro, que apareceu bem posicionado e soube finalizar certo pra fazer os três gols que constituíram em um trunfo em sua disputa com Alexis pela titularidade.

O Barcelona voltará a campo no dia 24 de setembro, às 15:00hs, contra a Real Sociedad, no Camp Nou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário